GCLIO

O Grupo Clio é uma associação de educadores dedicados ao ensino, pesquisa e cultura, sua fundação oficial se deu no ano de 2008, a partir dos anseios de um grupo de historiadores que buscavam construir um verdadeiro fórum de debate sobre inúmeras questões pertinentes a educação e a democracia em nosso país. Atualmente o GCLIO reúne educadores das mais diversas áreas e espaços de atuação com o propósito de ampliar os horizontes do nosso povo, construindo a unidade possível em torno da democracia e do republicanismo, e o consenso necessário da educação nas suas mais variadas vertentes. Defendemos a universalização do ensino público com a qualidade necessária para habilitar nossas crianças e jovens na vanguarda civilizacional através de dois pilares básicos a inclusão social e a participação política.

terça-feira, 26 de abril de 2011

GCLIO participa da VIII Semana de Humanidades UFC/UECE.



A Semana de Humanidades é a continuidade de um projeto de iniciativa do Centro de Humanidades da UFC. Trata-se de um projeto que a cada ano vem demonstrando ser fundamental para a integração de alunos, professores e técnico-administrativos, num processo de democratização de informações, conhecimentos e oportunidades, buscando a integração do saber universitário com as demais práticas sociais organizadas.

Desde sua sexta edição (2009) vem sendo realizada em parceria com o Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE), proporcionando o encontro das duas maiores universidades públicas do Estado do Ceará, que atentas ao seu papel político e acadêmico na sociedade cearense, destacam a produção acadêmica de pesquisadores (alunos, técnicos e professores) dos diversos campos do conhecimento que integram a área de Humanidades.
“Humanidades: entre fixos e fluxos”

Em torno do sugestivo tema da VIII Semana: “Humanidades: entre fixos e fluxos”, professores, alunos, servidores e comunidade interessada, conduzirão reflexões que explicitem elementos relacionados a uma das diretrizes mais importantes neste século, a construção de uma sociedade do conhecimento mais humana, pela promoção do diálogo que se configura nas interfaces, alimentando-se do sentido da estabilidade, mas também das transformações que compõem o movimento de elaboração do conhecimento.

O professor Helder Nogueira Andrade, coordenador do GCLIO, participa da VIII Semana de Humanidades UFC/UECE apresentando trabalho intitulado  "PROTAGONISMO JUVENIL E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: A SINGULARIDADE DA EXPERIÊNCIA POLÍTICA." Tal trabalho é fruto dos estudos e pesquisas do GCLIO no coletivo "Democracia e Educação". 

domingo, 24 de abril de 2011

GCLIO e o Fórum de Discussão do PNE no Ceará.

Movimento “PNE pra valer” no Ceará



O PNE e a CONAE

Em 20 de dezembro de 2010, o poder executivo encaminhou à Câmara Federal, o projeto de Lei nº 8035/2010, que aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020. Trata-se de documento de suma importância, pois define, em lei, os rumos da educação brasileira para os próximos dez anos. No corpo do referido PL são definidas as diretrizes da proposta, alguns prazos, além de princípios organizacionais e operacionais e, no seu anexo, são apresentadas 20 (vinte) metas, que são complementadas por 171(cento e setenta e uma) estratégias.

Tal documento representa a culminância de um processo que se iniciara pelo menos dois anos antes, com o começo da preparação da Conferência Nacional de Educação – CONAE, realizada, em Brasília, entre os dias 28 de março e 1º de abril de 2010, com a participação de cerca de 3000 delegados oriundos de todos os estados brasileiros; foi precedida pelas conferências municipais e intermunicipais, realizadas no primeiro semestre de 2009, e pelas estaduais e distrital, no segundo semestre do mesmo ano.

O Fórum

Em reunião realizada em Fortaleza, participantes da CONAE incomodados com visíveis discrepâncias entre o texto do PL 8035/2010 e as deliberações da plenária final, lançaram a idéia da necessidade da mobilização da sociedade civil cearense em favor das principais teses aprovadas em Brasília.

Em função disso, reunindo-se com assídua regularidade a partir da segunda quinzena de janeiro, um conjunto de instituições, agrupadas em torno do auto denominado “Fórum de Discussão do PNE no Ceará”, articuladas com movimentos semelhantes que se instalaram em outros pontos do país e tomando como referência os trabalhos da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, produziu cerca de 80 emendas ao PL 8035/2010. Para garantir a efetivação dessa intervenção que só poderia ocorrer no âmbito do parlamento federal, o “Fórum” manteve estreita e contínua interlocução com os deputados federais Artur Bruno (PT), Chico Lopes (PC do B), Eudes Xavier (PT) e José Guimarães (PT), bem como com o senador Inácio Arruda (PC do B).

As emendas

Na definição das emendas ora apresentadas, o Fórum tomou como referência primordial suas concordâncias com as deliberações da CONAE 2010, expressas no seu “Documento Final” , entendido como uma proposta substantivamente democrática, uma vez que mobilizou quase 3 milhões de participantes. Duas outras premissas foram tomadas como basilares, a da destinação dos recursos públicos, exclusivamente, para as instituições públicas e a aprovação por consenso como o princípio deliberativo.



Essas emendas incidem tanto sobre o corpo do referido projeto de lei, quanto sobre as metas e suas estratégias e podem ser organizadas em 5 (cinco) grupos:

(i) as que dizem respeito ao papel do Estado na regulação da educação nacional;

(ii) as que se referem às ampliações dos acessos escolares;

(iii) as que reforçam as perspectivas de permanência de estudantes nos sistemas escolares, com foco nos seus sucessos;

(iv) as que se voltam para a formação e valorização do profissionais da educação e

(v) as que versam sobre as condições do financiamento da educação brasileira.

O Movimento PNE Prá Valer, no Ceará

Por entender que as votações que poderão efetivar as mudanças desejadas no atual projeto de lei ocorrerão no Congresso Nacional e, convencidos que as casas legislativas são sensíveis ao clamor da opinião pública que, em princípio, representam, o Fórum de Discussão do PNE no Ceará decidiu lançar o Movimento “PNE Prá Valer” no Ceará, como forma de dar ciência à sociedade cearense do singular, e importante, momento que vive a educação brasileira, ao mesmo tempo em que a convoca para participar, a partir de hoje, das elaborações dos instrumentos que se consubstanciarão nas leis de amanhã.

Assinam este documento:

Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará - APRECE

Campanha Nacional pelo Direito à Educação – Comitê Ceará

Centro de Apoio às Mães de Portadores de Eficiência – CAMPE

Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará – CEDECA/Ceará

Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará - UECE

Comissão de Defesa do Direito à Educação

Conselho Estadual de Educação

Deputada Estadual Rachel Marques – (PT-CE)

Deputado Federal Eudes Xavier (PT-CE),

Deputado Federal Artur Bruno (PT-CE),

Deputado Federal José Guimarães (PT-CE),

Deputado Federal Chico Lopes (PC do B-CE)

Diretório Central dos Estudantes da UFC – DCE/UFC

Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará - UFC

Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará- FETRAECE.

Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Ceará – FEJA/CE

Fórum de Educação Infantil do Ceará

Fórum pela Educação da Praia do Futuro - FEPRAF

Grupo CLIO – Associação de Professores do Ceará – GCLIO

Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra – MST/Ceará

ONG Encine

Pacto “Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido” - Comitê Estadual

Secretaria de Educação Básica do Ceará – SEDUC

Senador Inácio Arruda (PC do B - CE)

Setorial de Educação do PT CE

Sindicato APEOC

Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará - SINDIUTE

Vereador Acrísio Sena – PT ( Fortaleza)

Vereador Guilherme Sampaio – PT (Fortaleza)

Vereador João Alfredo – PSOL (Fortaleza)

União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME/Ceará

União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME/Seccional Ceará

domingo, 17 de abril de 2011

GCLIO participa do movimento "PNE Pra Valer no Ceará".



QUADROS DAS EMENDAS PRIORITÁRIAS




Emendas que dizem respeito às ampliações dos acessos à educação básica.

PL 8035/2010
Meta 1: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos.

NOSSAS EMENDAS


Meta 1: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos e ampliar a oferta educacional de forma a atender 50% da população de até 3 anos, em cinco anos, e universalizar a demanda manifesta até 2020.

PL 8035/2010

Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%, nesta faixa etária.

NOSSAS EMENDAS

Meta 3 - Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar a taxa líquida de matrículas no ensino médio nesta faixa etária para 70% em 2016 e 90% em 2020.

PL 8035/2010

Meta 6: Oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica.

NOSSAS EMENDAS

Meta 6: Oferecer educação em tempo integral em 20% das escolas públicas de educação básica em 2015 e 50% em 2020.
Emendas que dizem respeito à formação e valorização dos profissionais da educação

PL 8035/2010

Meta 15: Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.

NOSSAS EMENDAS

Meta 15 - Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam, sendo que até 2015 pelo menos 80% dos professores já tenham alcançado este patamar.

PL 8035/2010

Meta 17: Valorizar o magistério público da educação básica a fim de aproximar o rendimento médio do profissional do magistério com mais de onze anos de escolaridade do rendimento médio dos demais profissionais com escolaridade equivalente.

NOSSAS EMENDAS

Meta 17: Valorizar o magistério público da educação básica a fim de tornar o rendimento médio do profissional do magistério com mais de onze anos de escolaridade equivalente a 80% do rendimento médio dos demais profissionais com mesma escolaridade em 2015 e igualar o rendimento em 2020.

Emendas que dizem respeito ao financiamento da educação

PL 8035/2010

Meta 20: Ampliar progressivamente o investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do produto interno bruto do país.

NOSSAS EMENDAS

Meta 20 - Ampliar progressivamente o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, 7% do PIB até 2015 e, no mínimo, 10% do PIB até 2020, sendo que 80% dos investimentos públicos em educação devem ser revertidos para a educação básica e 20% para o ensino superior.

Aditiva

Meta 21 - O financiamento à educação deve tomar como referência o mecanismo do custo aluno-qualidade (CAQ), que deve ser definido a partir do custo anual por aluno/estudante dos insumos educacionais necessários para que a educação básica pública adquira e se realize com base em um padrão mínimo de qualidade, sendo o prazo para a sua implementação o de dois anos após a aprovação desta Lei.

sábado, 16 de abril de 2011



O Grupo Clio participa do movimento "PNE pra valer no Ceará", debatendo e difundindo as principais teses que valorizam a formação continuada e a qualificação da remuneração docente, além do financiamento da educação baseado no referencial custo aluno-qualidade.  

     

CONVITE LANÇAMENTO

O Fórum de Discussões do PNE no Ceará, convida para o lançamento do Movimento “PNE Prá Valer” no Ceará, no dia 18 de abril, (segunda feira). O objetivo é dar ciência à sociedade cearense do singular, e importante, momento que vive a educação brasileira, ao mesmo tempo em que a convoca para participar das elaborações dos instrumentos que se consubstanciarão o Novo Plano Nacional de Educação para os próximos 10 anos.

Local: Auditório Deputado Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Horário: 14 h

Telefone para confirmação: (85) 3277.2772

ESCOLA E DEMOCRACIA: Curso de extensão em Conselhos Escolares (UFC).



O Grupo Clio apoia todas as iniciativas que fortaleçam as mediações públicas democráticas na escola, destacando que um dos focos centrais para a efetivação de tais iniciativas reside exatamente na formação docente, pois os professores são sujeitos privilegiados na realização da comunidade escolar no horizonte da democracia.

AULA INAUGURAL DO CURSO DE EXTENSÃO EM CONSELHOS ESCOLARES (UFC).






Este curso pretende oferecer uma breve formação para os tutores que irão atuar no Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares (CFCE) realizado pelo Grupo de Pesquisa e Ensino em Gestão Educacional (GPEGE) do Instituto UFC Virtual da Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com a SEB - Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação.

O Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares (CFCE) é um curso de Extensão Universitária e tem como objetivo capacitar dirigentes e técnicos das Secretarias Municipais e Estadual, e conselheiros escolares do estado do Ceará, de forma que estes se tornem multiplicadores de conhecimentos e ações no âmbito dos conselhos escolares. Esta formação, atreladas às experiências de escolas municipais e de seus bairros, deve contribuir para formar um público alvo (não somente dirigentes e técnicos das Secretarias Municipais de Educação, mas também, presidentes de Conselho, diretores e supervisores de ensino e conselheiros escolares) para ações motivadoras de atuação interna e externa nas escolas. Esta efetiva participação nos conselhos deve servir como incentivo tanto para equipe escolar como para a comunidade escolar articular uma gestão democrática na instituição, com vistas à melhoria da qualidade social da educação básica ofertada nas escolas públicas.

Prof. Francisco Herbert Lima Vasconcelos

Coordenador do Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares (CFCE).