GCLIO

O Grupo Clio é uma associação de educadores dedicados ao ensino, pesquisa e cultura, sua fundação oficial se deu no ano de 2008, a partir dos anseios de um grupo de historiadores que buscavam construir um verdadeiro fórum de debate sobre inúmeras questões pertinentes a educação e a democracia em nosso país. Atualmente o GCLIO reúne educadores das mais diversas áreas e espaços de atuação com o propósito de ampliar os horizontes do nosso povo, construindo a unidade possível em torno da democracia e do republicanismo, e o consenso necessário da educação nas suas mais variadas vertentes. Defendemos a universalização do ensino público com a qualidade necessária para habilitar nossas crianças e jovens na vanguarda civilizacional através de dois pilares básicos a inclusão social e a participação política.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Educação e Democracia: Campanha Nacional pelo Direito à Educação.



A Campanha Nacional pelo Direito à Educação surgiu em 1999, impulsionada por um conjunto de organizações da sociedade civil que participaria da Cúpula Mundial de Educação em Dakar (Senegal), no ano seguinte. O objetivo era somar diferentes forças políticas, priorizando ações de mobilização, pressão política e comunicação.
Hoje é considerada a articulação mais ampla e plural no campo da educação básica no Brasil, constituindo-se como uma rede que articula mais de 200 grupos e entidades distribuídas por todo o país, incluindo movimentos sociais, sindicatos, organizações não-governamentais nacionais e internacionais, fundações, grupos universitários, estudantis, juvenis e comunitários, além de centenas de cidadãos que acreditam na construção de um país justo e sustentável por meio da oferta de uma educação pública de qualidade.
Tem como missão atuar pela efetivação e ampliação dos direitos educacionais para que todas as pessoas tenham garantido seu direito a uma educação pública, gratuita e de qualidade no Brasil.
Gerida por uma equipe de coordenação geral e dirigida por um comitê diretivo nacional, a Campanha também possui comitês regionais.
É fundadora e membro do comitê diretivo da Clade (Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação). Também participou da fundação da CGE (Campanha Global pela Educação) e integra sua direção.
Em outubro de 2007, a Campanha recebeu do Congresso Nacional o prêmio Darcy Ribeiro, por sua bem-sucedida atuação de incidência política no processo de criação do Fundeb (Fundo da Educação Básica).




O GCLIO explicita como um dos fundamentos de sua articulação e mobilização política a necessária integração entre Educação e Democracia, vislumbrando a defesa da escola pública de qualidade efetivada pelas mediações públicas democráticas que promovem a inclusão das maiorias, com participação, solidariedade e cidadania ativa. 

terça-feira, 3 de maio de 2011

Escola e Democracia: Experiências de realização democrática da Escola.






REFLEXÕES SOBRE O "DIREITO DE APRENDER".

Prof. Ms. Helder Nogueira Andrade.
Coordenador do Grupo Clio.

As experiências apresentadas no vídeo são exemplos de fortalecimento das mediações públicas na escola, como condição para o avanço na qualidade da educação, ou seja, na realização da escola onde os alunos aprendem pela efetiva participação da comunidade escolar, compreendida como uma verdadeira unidade dotada de sentido, a saber, a qualidade da educação. É muito motivador observar experiências de escolas que tem a fisionomia do nosso povo, mestiças, inclusivas e solidárias com as maiorias em suas múltiplas expressões, ocupando áreas historicamente excluídas como algumas regiões do interior do país e as áreas de favela nos centros urbanos, promovendo uma verdadeira inclusão dos "esfarrapados do mundo", através de sua autonomia, na superação dialética da opressão como nos ensina Paulo Freire.
Sobre o Conselho escolar, temos uma intervenção muito siginificativa no vídeo, quando uma senhora representante do conselho escolar da Escola Municipal Casa Meio Norte, no Piauí, afirma que a escola não é um DEPÓSITO de crianças e jovens. Além disso, afirma que o conselho escolar deve ir além de um mero papel de fiscalização, assumindo a responsabilidade pela educação das crianças na articulação com os professores e outros sujeitos da escola, com destaque para o protagonismo da família no fortalecimento da educação escolar, entendida como uma verdadeira formação para a vida que objetiva a formação consciente na realidade vivente, pela leitura crítica da sociedade com destaque para o entorno que as crianças vivem.