GCLIO

O Grupo Clio é uma associação de educadores dedicados ao ensino, pesquisa e cultura, sua fundação oficial se deu no ano de 2008, a partir dos anseios de um grupo de historiadores que buscavam construir um verdadeiro fórum de debate sobre inúmeras questões pertinentes a educação e a democracia em nosso país. Atualmente o GCLIO reúne educadores das mais diversas áreas e espaços de atuação com o propósito de ampliar os horizontes do nosso povo, construindo a unidade possível em torno da democracia e do republicanismo, e o consenso necessário da educação nas suas mais variadas vertentes. Defendemos a universalização do ensino público com a qualidade necessária para habilitar nossas crianças e jovens na vanguarda civilizacional através de dois pilares básicos a inclusão social e a participação política.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

III Colóquio Abrindo Trilhas para os Saberes (SEDUC).


"Professores em formação: a escola como lugar de pesquisa."


Entre os dias 08 e 10 de dezembro de 2010, a Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC) realiza o III Colóquio Abrindo Trilhas para os Saberes no Hotel Marina Park. A iniciativa visa a continuidade do projeto Professor aprenDIZ da referida secretaria.

O grande destaque da programação do evento é a apresentação de vinte e quatro trabalhos de pesquisadores e docentes da rede estadual de ensino do estado do Ceará, tais apresentações priorizam a troca de experiências e pesquisas entre os docentes das escolas estaduais de vários municipios cearenses.

O Prof. Ms. Helder Nogueira Andrade (GCLIO-SEDUC) apresenta trabalho intitulado Escola, democracia e adolescência: Mediações públicas e experiência política no ambiente escolar, na sexta-feira (10/12/2010). O referido trabalho desenvolve uma reflexão sobre a importância da experiência democrática no ambiente escolar tomando como horizonte fundamental os conceitos de gestão democrática e protagonismo juvenil.


RESUMO DO TRABALHO:


O presente artigo propõe uma discussão sobre a gestão democrática das escolas de Ensino Médio cearenses, tomando como foco central o corpo discente de adolescentes e as organizações gremistas, para desenvolver uma reflexão sobre as condições de possibilidade das mediações públicas democráticas como processo de fortalecimento da experiência política no interior da comunidade escolar. Destacamos que tal processo potencializa a formação integral do aluno com enfase no exercício da cidadania ativa, portanto participativa que favorece os liames sociais e encaminha o debate, além de ações e deliberações sobre os problemas cotidianos da comunidade escolar e em utlima instância da sociedade. Assim o trabalho evidencia que a democracia brasileira possui as bases formais para o avanço de uma cultura política democrática em nossa sociedade, posteriormente destaca a importância estratégica da educação escolar para fazer avançar o processo de fortalecimento de tal cultura em nosso país. Posteriormante propomos algumas reflexões sobre a importância da participação democrática e no caso específico das escolas o papel das organizações gremistas para a construção de mecanismos de participação e autonomia dos adolescentes. Por fim identificamos o novo valor da dimensão ética e cultural da educação para a consolidação de uma cultura política democrática entre os adolescentes de nosso país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário