GCLIO

O Grupo Clio é uma associação de educadores dedicados ao ensino, pesquisa e cultura, sua fundação oficial se deu no ano de 2008, a partir dos anseios de um grupo de historiadores que buscavam construir um verdadeiro fórum de debate sobre inúmeras questões pertinentes a educação e a democracia em nosso país. Atualmente o GCLIO reúne educadores das mais diversas áreas e espaços de atuação com o propósito de ampliar os horizontes do nosso povo, construindo a unidade possível em torno da democracia e do republicanismo, e o consenso necessário da educação nas suas mais variadas vertentes. Defendemos a universalização do ensino público com a qualidade necessária para habilitar nossas crianças e jovens na vanguarda civilizacional através de dois pilares básicos a inclusão social e a participação política.

sábado, 5 de março de 2011

III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA UNICAMP.




Realizado pelo Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), o III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA - IIISEB, teve como tema o PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO: QUESTÕES DESAFIADORAS E EMBATES EMBLEMÁTICOS. Tomando tal problema, o CEDES buscou dar continuidade à reflexão sobre os desafios e caminhos para a educação brasileira, em suas etapas básica e superior, na educação complementar e nas políticas que lhes são pertinentes, como financiamento, valorização e formação do professor.

As temáticas propostas são de extrema relevância para reflexões sobre formulação de um Plano Nacional da Educação (PNE), a partir do qual e em regime de colaboração, se recoloca a possibilidade de um Sistema Nacional da Educação.

A natureza e a exeqüibilidade da proposta de organização de um Sistema Nacional de Educação no Brasil, orientado para a efetivação de uma educação pública e de qualidade social para todos, esteve presente nas discussões da CONAE e volta à tona com o PNE.

O cenário decorrente do período eleitoral sugere possibilidades tão distintas quanto a aprovação do novo PNE ainda em 2010, eventualmente por meio da criação de uma Comissão Especial, ou o início de sua discussão nesta legislatura, ficando sua votação transferida para 2011.

A idéia que percorre todo o IIISEB é de que é tão importante assegurar instrumentos concretos que permitam o acompanhamento e avaliação sistemática do cumprimento das metas do novo PNE, diferentemente do que ocorreu com o PNE 2001-2010, quanto favorecer o debate sobre as diretrizes, metas e estratégias no novo PNE. Atuar para a efetivação desta perspectiva é a tarefa que se coloca no horizonte imediato das forças políticas e sociais compromissadas com a real democratização da educação no país.



O DEBATE SOBRE O NOVO PNE FOI O FOCO CENTRAL DO ENCONTRO QUE REUNIU EDUCADORES DE TODO O PAÍS NA UNIVERSIDADE DE CAMPINAS (UNICAMP).



 EDUCADORES VINCULADOS AS UNIVERSIDADES, ASSOCIAÇÕES, SINDICATOS, ONGs, PARTIDOS POLÍTICOS, MOVIMENTOS SOCIAIS E SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO PARTICIPARAM DO SEMINÁRIO.



PROF DR. MÁRCIO PORCHMANN (PRESIDENTE DO IPEA) TRATOU DE ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O NOVO PADRÃO DE DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO NO SÉCULO XXI E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO.



PROF. MS. HELDER NOGUEIRA ANDRADE (GCLIO) AO LADO DO PROF. DR. MÁRCIO PORCHMANN (PRESIDENTE DO IPEA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário