REFLEXÕES SOBRE O "DIREITO DE APRENDER".
Prof. Ms. Helder Nogueira Andrade.
Coordenador do Grupo Clio.
As experiências apresentadas no vídeo são exemplos de fortalecimento das mediações públicas na escola, como condição para o avanço na qualidade da educação, ou seja, na realização da escola onde os alunos aprendem pela efetiva participação da comunidade escolar, compreendida como uma verdadeira unidade dotada de sentido, a saber, a qualidade da educação. É muito motivador observar experiências de escolas que tem a fisionomia do nosso povo, mestiças, inclusivas e solidárias com as maiorias em suas múltiplas expressões, ocupando áreas historicamente excluídas como algumas regiões do interior do país e as áreas de favela nos centros urbanos, promovendo uma verdadeira inclusão dos "esfarrapados do mundo", através de sua autonomia, na superação dialética da opressão como nos ensina Paulo Freire.
Sobre o Conselho escolar, temos uma intervenção muito siginificativa no vídeo, quando uma senhora representante do conselho escolar da Escola Municipal Casa Meio Norte, no Piauí, afirma que a escola não é um DEPÓSITO de crianças e jovens. Além disso, afirma que o conselho escolar deve ir além de um mero papel de fiscalização, assumindo a responsabilidade pela educação das crianças na articulação com os professores e outros sujeitos da escola, com destaque para o protagonismo da família no fortalecimento da educação escolar, entendida como uma verdadeira formação para a vida que objetiva a formação consciente na realidade vivente, pela leitura crítica da sociedade com destaque para o entorno que as crianças vivem.
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