GCLIO

O Grupo Clio é uma associação de educadores dedicados ao ensino, pesquisa e cultura, sua fundação oficial se deu no ano de 2008, a partir dos anseios de um grupo de historiadores que buscavam construir um verdadeiro fórum de debate sobre inúmeras questões pertinentes a educação e a democracia em nosso país. Atualmente o GCLIO reúne educadores das mais diversas áreas e espaços de atuação com o propósito de ampliar os horizontes do nosso povo, construindo a unidade possível em torno da democracia e do republicanismo, e o consenso necessário da educação nas suas mais variadas vertentes. Defendemos a universalização do ensino público com a qualidade necessária para habilitar nossas crianças e jovens na vanguarda civilizacional através de dois pilares básicos a inclusão social e a participação política.

terça-feira, 26 de abril de 2011

GCLIO participa da VIII Semana de Humanidades UFC/UECE.



A Semana de Humanidades é a continuidade de um projeto de iniciativa do Centro de Humanidades da UFC. Trata-se de um projeto que a cada ano vem demonstrando ser fundamental para a integração de alunos, professores e técnico-administrativos, num processo de democratização de informações, conhecimentos e oportunidades, buscando a integração do saber universitário com as demais práticas sociais organizadas.

Desde sua sexta edição (2009) vem sendo realizada em parceria com o Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE), proporcionando o encontro das duas maiores universidades públicas do Estado do Ceará, que atentas ao seu papel político e acadêmico na sociedade cearense, destacam a produção acadêmica de pesquisadores (alunos, técnicos e professores) dos diversos campos do conhecimento que integram a área de Humanidades.
“Humanidades: entre fixos e fluxos”

Em torno do sugestivo tema da VIII Semana: “Humanidades: entre fixos e fluxos”, professores, alunos, servidores e comunidade interessada, conduzirão reflexões que explicitem elementos relacionados a uma das diretrizes mais importantes neste século, a construção de uma sociedade do conhecimento mais humana, pela promoção do diálogo que se configura nas interfaces, alimentando-se do sentido da estabilidade, mas também das transformações que compõem o movimento de elaboração do conhecimento.

O professor Helder Nogueira Andrade, coordenador do GCLIO, participa da VIII Semana de Humanidades UFC/UECE apresentando trabalho intitulado  "PROTAGONISMO JUVENIL E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: A SINGULARIDADE DA EXPERIÊNCIA POLÍTICA." Tal trabalho é fruto dos estudos e pesquisas do GCLIO no coletivo "Democracia e Educação". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário