GCLIO

O Grupo Clio é uma associação de educadores dedicados ao ensino, pesquisa e cultura, sua fundação oficial se deu no ano de 2008, a partir dos anseios de um grupo de historiadores que buscavam construir um verdadeiro fórum de debate sobre inúmeras questões pertinentes a educação e a democracia em nosso país. Atualmente o GCLIO reúne educadores das mais diversas áreas e espaços de atuação com o propósito de ampliar os horizontes do nosso povo, construindo a unidade possível em torno da democracia e do republicanismo, e o consenso necessário da educação nas suas mais variadas vertentes. Defendemos a universalização do ensino público com a qualidade necessária para habilitar nossas crianças e jovens na vanguarda civilizacional através de dois pilares básicos a inclusão social e a participação política.

domingo, 11 de abril de 2010

Prof. Ms. Helder analisa a direita brasileira e sua retórica...

A RETÓRICA VAZIA DE UMA DIREITA DEPREPARADA...

Prof. Ms. Helder Nogueira Andrade.
Núcleo de Estudos Políticos do GCLIO.


O período eleitoral se aproxima e os movimentos, partidos e projetos políticos se delineiam para construir sua legitimidade social e densidade eleitoral. Precisamos examinar as condições de possibilidade dos discursos da arcaica direita brasileira que se apresenta como “moderna e experiente” para governar o país.
Examine o noticiário político e perceba que o tom discursivo da direita será mais uma vez vazio e buscará a todo custo camuflar seu projeto conservador e antidemocrático para o país, expressões como “Somos experientes”, “Somos competentes”, “Sabemos o que o Brasil precisa”, “Vamos promover a unidade nacional”, vão ser repetidas milhares de vezes por homens com largos currículos e experiência internacional que engravatados tentaram nos convencer que eles são os mais inteligentes e sabem “de nossas necessidades”...
A direita brasileira propõe um projeto de unidade nacional, devemos compreender que essa unidade gira em torno de suas pilastras seculares, o latifúndio (repaginado com o nome de agronegócio), a concentração de renda (definida como desenvolvimento econômico), a criminalização dos movimentos sociais (definida como defesa do direito), além da concentração da mídia (definida como defesa da liberdade de expressão) que produz verdadeiros oligopólios entrincheirados em torno do falido projeto neoliberal.
Precisamos nos atentar para o embate eleitoral que se avizinha, pois o projeto direitista lança seus tentáculos na “mídia gorda” propriedade de exímios representantes desta mesma direita comprometida em perpetuar um modelo que constrói presídios e diz que esta construção gera empregos, mantém o latifúndio e diz que alavanca as exportações do país, criminaliza os mais pobres e diz que está garantindo a segurança de todos, controla a informação com suas grandes empresas e diz que defende a democracia e o acesso a informação.

ABAIXO AS CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS VAZIAS DE UMA DIREITA DESPREPARADA PARA REALIZAR O AVANÇO DEMOCRÁTICO DE NOSSO PAÍS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário