GCLIO

O Grupo Clio é uma associação de educadores dedicados ao ensino, pesquisa e cultura, sua fundação oficial se deu no ano de 2008, a partir dos anseios de um grupo de historiadores que buscavam construir um verdadeiro fórum de debate sobre inúmeras questões pertinentes a educação e a democracia em nosso país. Atualmente o GCLIO reúne educadores das mais diversas áreas e espaços de atuação com o propósito de ampliar os horizontes do nosso povo, construindo a unidade possível em torno da democracia e do republicanismo, e o consenso necessário da educação nas suas mais variadas vertentes. Defendemos a universalização do ensino público com a qualidade necessária para habilitar nossas crianças e jovens na vanguarda civilizacional através de dois pilares básicos a inclusão social e a participação política.

sábado, 16 de abril de 2011

ESCOLA E DEMOCRACIA: Curso de extensão em Conselhos Escolares (UFC).



O Grupo Clio apoia todas as iniciativas que fortaleçam as mediações públicas democráticas na escola, destacando que um dos focos centrais para a efetivação de tais iniciativas reside exatamente na formação docente, pois os professores são sujeitos privilegiados na realização da comunidade escolar no horizonte da democracia.

AULA INAUGURAL DO CURSO DE EXTENSÃO EM CONSELHOS ESCOLARES (UFC).






Este curso pretende oferecer uma breve formação para os tutores que irão atuar no Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares (CFCE) realizado pelo Grupo de Pesquisa e Ensino em Gestão Educacional (GPEGE) do Instituto UFC Virtual da Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com a SEB - Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação.

O Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares (CFCE) é um curso de Extensão Universitária e tem como objetivo capacitar dirigentes e técnicos das Secretarias Municipais e Estadual, e conselheiros escolares do estado do Ceará, de forma que estes se tornem multiplicadores de conhecimentos e ações no âmbito dos conselhos escolares. Esta formação, atreladas às experiências de escolas municipais e de seus bairros, deve contribuir para formar um público alvo (não somente dirigentes e técnicos das Secretarias Municipais de Educação, mas também, presidentes de Conselho, diretores e supervisores de ensino e conselheiros escolares) para ações motivadoras de atuação interna e externa nas escolas. Esta efetiva participação nos conselhos deve servir como incentivo tanto para equipe escolar como para a comunidade escolar articular uma gestão democrática na instituição, com vistas à melhoria da qualidade social da educação básica ofertada nas escolas públicas.

Prof. Francisco Herbert Lima Vasconcelos

Coordenador do Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares (CFCE).



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