GCLIO

O Grupo Clio é uma associação de educadores dedicados ao ensino, pesquisa e cultura, sua fundação oficial se deu no ano de 2008, a partir dos anseios de um grupo de historiadores que buscavam construir um verdadeiro fórum de debate sobre inúmeras questões pertinentes a educação e a democracia em nosso país. Atualmente o GCLIO reúne educadores das mais diversas áreas e espaços de atuação com o propósito de ampliar os horizontes do nosso povo, construindo a unidade possível em torno da democracia e do republicanismo, e o consenso necessário da educação nas suas mais variadas vertentes. Defendemos a universalização do ensino público com a qualidade necessária para habilitar nossas crianças e jovens na vanguarda civilizacional através de dois pilares básicos a inclusão social e a participação política.

segunda-feira, 8 de março de 2010

MANIFESTO GCLIO

OQUE É O GRUPO CLIO:

Insatisfeitos e inquietos com a profunda crise que se apresenta na sociedade brasileira nos últimos anos, onde a miséria burguesa apresenta-se da forma mais visceral e profunda, numa existência homogênea e vazia pautada por uma teia social de carências e deformidades que cada vez mais indicam uma caótica barbárie cotidiana.

Acreditamos que pela explicitação das contradições existentes um movimento de mudanças pode ser impulsionado pela consciência do povo que pode e deve potencializar por uma pluralidade de expressões a sua capacidade transformadora do que está aí.

O processo histórico nos mostra que o animal homem é capaz de construir e atribuir sentido ao seu próprio mundo, esse mundo humano fundamentado pela liberdade deve exprimir-se numa sociabilidade ética capaz de articular dialeticamente as contradições e possibilidades existentes proporcionando um viés revolucionário para a humanidade do homem.

Nessa perspectiva temos a convicção que apenas pelo livre exercício democrático e plural de uma formação humana constituindo-se emancipada a cada desafio que se apresenta é que podemos redefinir historicamente os rumos de nossa sociedade.

A emancipação histórica das massas ocorrerá pela educação, entendida aqui no sentido amplo de um verdadeiro e incessante processo constitutivo de identidade pautada pelo princípio da liberdade.

O grupo CLIO, portanto, é um esforço consciente de um grupo de pessoas em busca de outras que buscam desafiar-se no sentido de poder intervir de forma consciente no processo histórico.

Por uma práxis transformadora

Junte-se a nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário