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quinta-feira, 11 de março de 2010
Prof Italo Hide do GCLIO analisa a política contemporânea... (Parte II)
QUANDO A BELEZA ATENTA CONTRA A DIGNIDADE HUMANA.
Veja o que disse o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) no STF,
Sobre a miscigenação: "Nós temos uma história tão bonita de miscigenação... [Fala-se que] as negras foram estupradas no Brasil. [Fala-se que] a miscigenação deu-se no Brasil pelo estupro. [Fala-se que] foi algo forçado. Gilberto Freyre, que é hoje renegado, mostra que isso se deu de forma muito mais consensual."
O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) na sua postura mediante a escravidão, fato já comentado por mim anteriormente, suscita outra questão, a miscigenação no processo de formação do povo brasileiro. A “democracia racial” defendida por Gilberto Freyre na sua obra clássica “Casa Grande Senzala” publicada pela primeira vez em 1933, é sem sombra de dúvida uma das grandes obras clássicas da intelectualidade brasileira. Entretanto, o pensamento de Freyre é questionado posteriormente por pensadores como Jacob Gorender. A obra de Gorender, “Escravismo Colonial” publicada em 1978, contrapõe com muita propriedade a teoria de Freyre. Voltando ao senador, percebe-se que o mesmo não tem conhecimento de causa e, se tem, foi infeliz nas suas reacionárias posições. Não posso compreender na minha vã massa cinzenta que exista beleza numa relação entre indivíduos que impõe a sua vontade a outros indivíduos, numa relação onde uns são obrigados a submeter o seu arbítrio e a essência de sua vida a vontade de outros. Fazendo um exercício hermenêutico, vejo que o senador Demóstenes criou mediante atroz doutrina o novo tipo penal que é o “estupro consensual”. Certamente, as torturas, as mutilações, os assassinatos e todo o clamor dos africanos escravizados tão bem entoados por Castro Alves, estejam na concepção de beleza do senador. Por fim, num exercício final de interpretação, vejo que a dignidade humana é relativizada, até porque vários atos que causam repulsa a humanidade e que ao longo da história foram combatidos por vários grupos e movimentos sociais são incluídos hermeneuticamente na concepção de beleza de Demóstenes Torres.
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